Quem sou eu

Minha foto
Brazil
vou ali e já volto, segura meu lugar!

7 de nov. de 2008

Gosto não se discute

Já foram muitas as vezes que eu, tentando mostrar uma banda a qual gosto a outra pessoa, fui respondido com essa frase: "Gosto não se discute", ou mais vulgarmente: "Gosto é que nem cu, cada um tem o seu". Pois então, já ouvi tambem pessoas que gostam de música que eu considero mais culta, responder: "É, mas tem gente que nem gosto tem". Discussão vai, discussão vem, mas... O que é gosto? Antes de abordar tal questão, gostaria de falar um pouco de mim.

Hoje eu tenho 17 anos. Desde os 12 eu ando gostando de música diferente dos demais. O que começou com Offspring, já vagou entre New Metal à música Vanguardista, passando por várias das inúmeras vertentes do Metal. Após isso tudo e a analizar o comportamento musical das pessoas a minha volta, acho que compreendi o que é o "Gosto".

O gosto é a capacidade de interpretação da pessoa na hora que ouve a música, fortemente influenciado pelo o que a pessoa é acostumada a ouvir. Tanto que, se a pessoa tiver uma mente um pouco mais aberta, ou seja, livre de preconceito, ao ouvir aquela música novamente, com um pouco mais de atenção ou com outro humor, ela passa a entendê-la e acaba no mínimo gostando de algo presente na mesma. Às vezes, só a insistência mesmo faz com que a pessoa entenda aquilo que a mesma está ouvindo.

Por exemplo: Uma conhecida minha, com seus trinta e poucos anos de idade, disse que gosta de Metallica, pois seu irmão ouvia constantemente e de tanto ouvir, passou a entender e a gostar de algo que antes ela achava que era só barulho e gritos.

Outro exemplo: Já aconteceu com amigos meus e até comigo. A gente baixa uma música, ouvimos e não gostamos. Dias ou até semanas depois, ouvimos denovo e não acreditamos que era a mesma banda e nem que não tínhamos gostado antes!

Tudo depende de você se envolver com o clima da música a talvez até se acostumar com ela primeiro. Um pouco de insistência e vontade de compreender aquilo que muita gente gosta, não faz mal a ninguém. E vos digo: quanto mais tipos de música ouvirem, mais fascinados ficarão com essa interessante arte que é a música, capaz de nos levar de uma floresta calma e tranqüila até a uma guerra medieval cheia de sangue e cabeças cortadas! Alienação musical é tão ruim quanto qualquer outro tipo de alienação.

Por isso também vos digo: Gosto realmente não se discute, mas não quer dizer que cada um tem o seu. As pessoas simplesmente conheceram certos tipos de música primeiro que outros. E o ato mais parecido com "discutir" música que podemos fazer, é recomendar um artista cujo temos prestígio e achamos que o próximo irá gostar, ou pelo menos, deveria.


Ps.: Minhas opiniões estão em constante mudança, por isso, não se espante se algum dia eu me contradizer. xD

Obrigado, LestatV3 aka André Piva

6 comentários:

Anônimo disse...

achei interessante a idéia do texto. a tal "alienação musical" é uma coisa muito difundida entre o pessoal. "gosto só disso", "gosto só daquilo", etc., acaba fechando inúmeras portas para estilos musicais muito bons, ou mesmo dentro de estilos musicais ruins, as bandas/cantores que são bons, aqueles que são exceções. na minha opinião, é o que acontece com o conhecido funk carioca: o estilo em si eu não gosto, mas existem Mc's que acho muito bons. e, na pista de dança, claro que não vamos ficar esperando tocar "estilos bons", certo? aí todo mundo dança funk mesmo, seja bom ou ruim.

há quem diga que "ecleticismo é falta de senso crítico". não é bem isso. é possível ouvir vários estilos musicais, mas selecionar o que cada estilo/banda tem de bom para nossos próprios ouvidos. assim é possível ouvir todos os estilos e ainda assim ser crítico em relação a eles.

enfim, seu texto ficou interessante. tirando alguns erros de gramática (tipo o uso do "cujo", que ficou errado), e algumas formas de estruturar os parágrafos, o texto ficou legal. parabéns =]

LestatV3 disse...

Obrigado Diego! Redação é uma das minhas piores matérias na escola! Ainda preciso redigir muito texto antes de prestar um vestibular federal. ^_^

Eu sou o tipo de pessoa que vê, ouve e analisa a música como uma arte que foi feita para ser ouvida, e não dançada. Mas também reconheço a dança como uma arte e reconheço tambem que ando muito ignorante nessa área! xD

Acho incrível o que certos artistas e compositores conseguem fazer com a música, levando nossos corações para lugares que nunca havíamos imaginado só de ouvir uma simples música. Vide uma banda que eu estou gostando muito chamada Tool. Segue um vídeo deles (na pior das hipóteses, desconsidere o vídeo e ouça apenas a música):

http://br.youtube.com/watch?v=UhjG47gtMCo

Valew Diego! Contamos com sua presença mais vezes aqui no blog!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Císsa D.Matarazzo disse...

O Dieguito é de casa, está sempre aqui.


Abraço, Diego.

;*

Unknown disse...

eh verdad gosto n se descute, mais a parte q vc diz:

"quanto mais tipos de música ouvirem, mais fascinados ficarão com essa interessante arte que é a música"

eu discordo, pensa, coloca um cara q curte modãoo, sertanejo, pra ouvir um children of bodom, ou um punk pra ouvir jorge e matheus, pra ve oq eles dizem. gosto eh gosto, a pessoa quase q ja nasce com isso, se n nasce eh influenciado pela familia, pelo irmao.. e ninguem muda isso, eh q nem um vc fazer um destro virar canhoto.

Anônimo disse...

eu, pra não perder o costume, vim aqui discordar ;P

Fred, não é porque a pessoa gosta de algo que ela sempre será fechada àquilo.
olha, eu por exemplo, sou uma metamorfose ambulante. comecei adorando Heavy Metal (lá pelos 15 anos), dps passei pro Melodic Metal, depois Punk Rock...

e hoje, simplesmente adoro forró (principalmente pra dançar). já não consigo mais ouvir nada de metal. mas punk rock ainda gosto.

o fato de alguém ser influenciado por irmãos e/ou família é igual ao fato de poder ser influenciado por amigos/propagandas/rádio/opinião própria.


por falar nisso, desde o terceiro colegial não tento escrever com a mão esquerda; tá na hora de voltar a treinar :)