Quem sou eu

Minha foto
Brazil
vou ali e já volto, segura meu lugar!

16 de out. de 2009

Um mar de dinheiro e ninguém sabe nadar

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, digo ao povo que o pré-sal será explorado até o último barril".



  Penso que o próximo discurso do Lula será apoiado nas fortes e promíscuas palavras de D.Pedro, uma vez que diante reservas calculadas em torno dos 100 bilhões de barris de petróleo, somente um palavrório ufano-nacionalista para acalmar ou devo dizer acentuar o frenesi vivido ultimamente pelos políticos desse país.
  Não é à toa que Lula enche o peito ao falar da bacia de Tupi, da mesma forma que não é à toa que o setor petroleiro é o predador das cadeias produtivas da economia brasileira.
  Antes de tudo o pré-sal já funciona como palanque e ao mesmo tempo como proposta eleitoral.
  Emocionada, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, despejou lágrimas enquanto dizia que "o pré-sal abrirá as portas da felecidade material e espiritual para os brasileiros proporcionando mais casas, mais comida e mais saúde." É tolerável as lágrimas da família crocodylidae. O que não é tolerável é o delírio na terra dos búfalos em razão da riqueza marítima.
  Não se sabe mais se pré-sal é problema ou solução e o governo ainda impõe prazos incabíveis para o Congresso definir as medidas de tamanha complexidade, como se em três meses 600 bilhões de dólares estivessem a nossa mercê e no movimentar das pálpebras houvesse equipamentos prontos para explorar o óleo a mais de 5000 metros de profundidade. Mesmo assim o cenário é otimista dentro do limite, e a estimativa de até 35 dólares o preço do barril contribui para essa visão; Mas todo o petróleo descoberto no 'fundo do poço' se não retirado de lá não serve para nada - é nisso que se baseia a euforia de nossos ministros. Pobre Edson Lobão!
  Com tantos milhoes e bilhões e barris e ministros e leis estampados nos jornais, perdemos a noção da dinheirama que rola por trás disso. E ninguém sabe quem ficará com o dinheiro do pré-sal... A educação, a saúde, a economia, a indústria bélica ou a tecnológica?
  Gozado, os impostos da contribuição não foram suficientes (para não dizer desviados), tomará então um rumo diferente a 'grana oleosa'?
  Para dúvias como essa serve a criação de uma estatal - Peto-sal, proteção e segurança de todo o processo garantidos! Até o poder emergir as cabeças...
  Petróleo não é necessariamente sinônimo de riqueza, quem fala em nome disso é a Nigéria, riquíssima em petróleo e em mais... NADA! Entristecedor e tudo resultado de uma má gestão.
  Se não quiserem cair na mesma tentação, os líderes políticos precisam firmar os pés no chão para depois cairem de braçadas.
  Não é com pessimismo que se rege um país, mas também não é com hipocrisia desfarçada de orgulho nacional que conquistamos títulos sociopolíticos e alimentamos a esperança do brasileiro.

Um comentário:

Tiago Duarte Dias disse...

Aliás, único país exportador de petróleo que tá bem é a Noruega, por que os outros...